Maduro: EUA usam Colômbia como base para escalada de conflito armado contra Venezuela

© Sputnik / Stringer / Abrir o banco de imagensPresidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante reunião no Palácio de Miraflores, em Caracas, Venezuela
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante reunião no Palácio de Miraflores, em Caracas, Venezuela - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou que a Casa Branca usa Bogotá "como base para a escalada de um conflito armado" contra a Venezuela.

Durante entrevista à emissora Rossiya 24 na terça-feira (24), Maduro disse que os "Estados Unidos têm sete bases militares no interior da Colômbia" e que isso é "uma vergonha para os latino-americanos".

Para Maduro, a Colômbia "caiu nas mãos de uma oligarquia disposta a entregar o país", por meio da qual, "especialmente nos últimos anos, houve um processo de desnacionalização, de entrega" de seu território.

"Há sete bases militares que vêm apontando para a Venezuela há anos", porque os estrategistas "extremistas" e belicistas dos EUA "pensaram na Colômbia como a base para uma escalada de um conflito armado contra a Venezuela", algo que em Caracas "não permitimos nem vamos permitir", disse ele.

Processo de diálogo

O líder bolivariano reiterou que seu governo está disposto a estabelecer relações de respeito e cooperação em assuntos financeiros, comerciais, petrolíferos, políticos e diplomáticos com os EUA, desde que Washington pare de "fazer guerra" contra o país sul-americano.

"Estaríamos dispostos a iniciar um processo de conversas, diálogos, negociações, para tentar estabelecer uma relação de respeito", disse.

O diálogo com a oposição moderada, para assegurar a renovação da Assembleia Nacional no próximo ano, também foi destacado por Maduro durante a entrevista.

© AFP 2022 / Juan BarretoBandeira venezuelana
Maduro: EUA usam Colômbia como base para escalada de conflito armado contra Venezuela - Sputnik Brasil
Bandeira venezuelana

"O que posso dizer agora é que a Venezuela vai ter suas eleições parlamentares, vamos participar", disse o presidente, adicionando que o governo dos EUA "já está pensando em sabotar as eleições parlamentares".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала