Fóssil de um dos maiores dinossauros voadores é encontrado em ilha britânica

Nos siga noTelegram
Um fóssil de um dos maiores animais voadores do mundo já descoberto foi encontrado incrustado em um penhasco na Ilha de Wight, localizada na costa sul do Reino Unido.

O pterossauro gigante, que viveu há cerca de 125 milhões de anos, pode ter pesado até 295 kg e ter uma envergadura de pelo menos 6 metros, escreve o tabloide britânico Mirror.

O réptil, conhecido como Hatzegopteryx, caçava dinossauros e tinha enormes mandíbulas alongadas para capturar e matar a sua presa, segundo o Sunday Times.

"Pensamos que este é um dos primeiros superpterossauros […] Pode ter sido a maior criatura voadora que já viveu até então", disse o caçador de fóssil profissional Robert Coram, que encontrou os restos do animal.

Dominadores do céus

Robert Coram e David Martill, professor de paleobiologia da Universidade de Portsmouth, calcularam que o fóssil é da era Barremiana, ou seja, de 125 a 129 milhões de anos – idade de fósseis similares encontrados na China, sugerindo que as criaturas dominaram céus mundo afora.

"A presença de um grande pterossauro barremiano nas camadas de rocha Wessex do Reino Unido e no barremiano da China mostra que os pterossauros muito grandes já estavam espalhados no Cretáceo muito cedo", escreveram os cientistas no artigo de pesquisa.

Pterossauros eram répteis voadores e foram os primeiros animais vertebrados a evoluir para voar. Eles surgiram cerca de 228 milhões de anos atrás e dominaram os céus por mais de 160 milhões de anos.

CC0 / / Pterossauro (ilustração artística)
Fóssil de um dos maiores dinossauros voadores é encontrado em ilha britânica - Sputnik Brasil
Pterossauro (ilustração artística)

Durante esse tempo, eles evoluíram para uma enorme variedade de espécies, desde pequenas criaturas pardais até animais gigantescos como Hatzegopteryx e Quetzalcoatlus, que tinham uma envergadura de até 9 metros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала