Morre Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

© AP Photo / Hassene DridiZine El Abidine Ben Ali, ex-presidente da Tunísia, em foto de 11 de outubro de 2009, em Radès
Zine El Abidine Ben Ali, ex-presidente da Tunísia, em foto de 11 de outubro de 2009, em Radès  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Faleceu nesta quinta-feira, aos 83 anos, o ex-presidente da Tunísia Zine El Abidine Ben Ali, o primeiro líder a ser deposto pela chamada Primavera Árabe. 

"Nós tivemos confirmação de sua morte 30 minutos atrás", disse o Ministério das Relações Exteriores, citado pela AFP, sem dar detalhes sobre a causa do óbito. 

​Ben Ali: ex-presidente da Tunísia deposto morre no exílio, aos 83 anos.

Ali, que governou o seu país de 1987 até 2011, vivia há mais de oito anos na Arábia Saudita, para onde fugiu logo depois de renunciar ao cargo, em meio a intensos protestos populares e após perder o apoio dos militares.

Visto por muitos como um ator importante na luta contra o extremismo islâmico, enfrentou críticas, por outro lado, por abafar a oposição e por não abraçar a democracia, destaca a Agence France-Presse.

Em 20 de junho de 2011, o ex-presidente e sua mulher, Leila Ben Ali, foram condenados, in absentia, a 35 anos de prisão por desvio de recursos públicos. Um ano depois, ainda exilado, foi condenado por um tribunal militar à prisão perpétua, por crimes cometidos por sua administração ao reprimir as manifestações da Primavera Árabe na Tunísía.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала