Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio da Terra (VÍDEO)

© Sputnik / Vladimir Minkevich / Abrir o banco de imagensSalamandra gigante japonesa (Andrias japonicus) no Jardim Zoológico de Moscou, Rússia
Salamandra gigante japonesa (Andrias japonicus) no Jardim Zoológico de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma equipe de cientistas identificou duas novas espécies de salamandras-gigantes-da-china e sugeriu que uma delas pode ser o maior anfíbio do mundo, destronando a Andrias davidianus.

Salamandras-gigantes-da-china foram previamente consideradas uma única espécie, mas após a equipe de pesquisadores da Sociedade Zoológica de Londres (Reino Unido) ter analisado 17 exemplares desses anfíbios, descobriu-se que havia diferença genética suficiente entre os grupos que habitavam diferentes sistemas fluviais e cadeias montanhosas para serem considerados três espécies distintas.

Além da espécie de salamandra-gigante-da-china já conhecida, identificaram-se então outras duas espécies de salamandras-gigantes: a Andrias sligoi, designada por salamandra-gigante-do-sul-da-china; e uma espécie encontrada nas montanhas Huangshan, no sudeste do país, que ainda não tem um nome, segundo o artigo publicado na segunda-feira (16) na revista Ecology & Evolution.

Maior anfíbio do mundo

Até este momento, pensava-se que o maior anfíbio do mundo conhecido era uma salamandra-gigante da espécie Andrias davidianus, devido a um exemplar capturado nos anos 1920 na província de Guizhou, no sul da China, que tinha 1,8 metro de comprimento.

Contudo, a nova pesquisa sugere que a espécie Andrias sligoi pode ser ainda maior, podendo atingir quase dois metros de comprimento.

O estudo também menciona que o número de salamandras-gigantes-chinesas na natureza tem vindo a diminuir nos últimos anos, principalmente porque são procuradas como produto gourmet. Cientistas esperam que a sua descoberta contribua para a conservação delas.

"Nas últimas duas décadas, as salamandras-gigantes foram 'recatalogadas' como alimento de luxo e agora estão sendo criadas na China em uma indústria pecuária de grande escala e enormemente lucrativa que fornece carne de salamandra para restaurantes", disse Samuel Turvey, um dos autores do estudo, à Newsweek, explicando que essas práticas causam extrema pressão sobre as populações selvagens.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала