Japão relata entrada de 4 barcos-patrulha chineses em águas das ilhas disputadas

© REUTERS / KyodoGrupo de ilhas disputadas no mar do Sul da China: Uotsuri, Minamikojima e Kitakojima denominados Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo)
Grupo de ilhas disputadas no mar do Sul da China: Uotsuri, Minamikojima e Kitakojima denominados Senkaku no Japão e Diaoyu na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Guarda Costeira do Japão informou que quatro embarcações de patrulha chinesas entraram nas águas territoriais do Japão perto das ilhas Senkaku (Diaoyu), um território disputado no mar da China Oriental.

De acordo com o canal NHK, os navios entraram nas águas japonesas ao largo da ilha de Uotsuri por volta das 10h10 (22h10 no horário de Brasília) e, 20 minutos depois, estavam a cerca de 20 km a noroeste da ilha.

Os serviços marítimos japoneses avisaram os intrusos para deixarem o mar territorial imediatamente.

Desde o fim de agosto, esta é a primeira incursão de barcos-patrulha chineses perto de Senkaku.

O governo japonês criou um grupo de verificação para recolher dados e acompanhar a situação.

Ilhas reivindicadas

As ilhas Senkaku, como são conhecidas no Japão, ou Diaoyu (segundo seu nome chinês), localizadas no mar da China Oriental, têm sido disputada por Tóquio e Pequim desde a década de 1970.

O Japão afirma que as cinco ilhas fazem parte do seu território desde 1895 e não pertenciam anteriormente a ninguém, mas Pequim responde que, nos mapas japoneses de 1783 e 1785, o arquipélago é identificado como território chinês e tinha pertencido ao Império Chinês há 600 anos.

Após a Segunda Guerra Mundial, o arquipélago permaneceu sob o controle dos Estados Unidos, que o transferiram para o Japão em 1972.

Tóquio atribui as reivindicações chinesas à descoberta de importantes reservas de hidrocarbonetos na área na década de 70.

© AFP 2022 / YOMIURI SHIMBUN / Abrir o banco de imagensGuarda Costeira japonesa usa canhões de água em disputa territorial nas ilhas Senkaku
Japão relata entrada de 4 barcos-patrulha chineses em águas das ilhas disputadas - Sputnik Brasil
Guarda Costeira japonesa usa canhões de água em disputa territorial nas ilhas Senkaku

As ilhas também são reivindicadas por Taiwan.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала