- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Incêndio atinge Alter do Chão, paraíso da Amazônia

© Folhapress / Gustavo Villas Boas/FolhapressVias Amazônicas: barcos vistos de beiral na pracinha principal de Alter do Chão, vila que fica no Pará
Vias Amazônicas: barcos vistos de beiral na pracinha principal de Alter do Chão, vila que fica no Pará  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Um incêndio está atingindo uma das principais e mais belas áreas turísticas da Amazônia, o distrito de Alter do Chão, em Santarém, no Pará. O governo estadual pediu ajuda às autoridades federais para controlar o fogo.

Segundo moradores, o calor na região, que já é conhecida por suas altas temperaturas, está insuportável. “O calor está infernal, de colocar a gente maluco mesmo. Acho que nunca tinha sentido algo assim por aqui”, afirmou Renata Mendonça, moradora de Santarém, para a Sputnik Brasil.

Por meio do Twitter, o governador Helder Barbalho anunciou que o Exército enviará 40 bombeiros que atuam no Pará para o distrito nesta segunda-feira (16).

O político do MDB entrou em contato com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e solicitou apoio do Ministério da Defesa. O governo do Pará pediu o deslocamento de aeronaves e o reforço da Força Nacional.

O fogo começou no sábado (14) e as chamas foram controlados, segundo o governo estadual. No entanto, no domingo (15) o incêndio voltou a se intensificar. O foco fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão, perto da comunidade Ponta de Pedras.

​De acordo com Ney Tito Azevedo, comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, o fogo atinge uma área de difícil acesso e sem cobertura telefônica, o que dificulta os trabalhos de combate às chamas. A polícia investiga incêndio criminoso, que teria sido ateado com objetivo de limpar o terreno e posterior venda de lotes.

Alter, o Caribe da Amazônia

Até o momento, as autoridades não informaram sobre o tamanho da área afetada. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que entre 1° de julho e 15 de setembro, os focos de incêndio em Santarém aumentaram 160% em relação ao mesmo período do ano passado.

Toda a Amazônia vem sofrendo com o aumento das queimadas neste ano, o que gerou uma crise internacional para o presidente Jair Bolsonaro. Também houve um crescimento dos focos de incêndio na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Banhado pelo rio Tapajós e Chamado de Caribe da Amazônia por suas águas cristalinas e areias brancas, Alter do Chão é um dos principais pontos turísticos de toda a região. O balneário fica a 37 quilômetros de Santarém e a 1.373 de Belém.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала