Sem acordo, trabalhadores da GM nos EUA poderão entrar em greve

© AP Photo / Paul SancyaLinha de montagem da GM.
Linha de montagem da GM. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Um representante de alto escalão do sindicato United Auto Workers afirmou que a entidade e a General Motors estão distantes em questões importantes, aumentando a probabilidade de uma greve no domingo (15).

O sindicato, em cartas aos membros da montadora no sábado (14), disse que deixará seu contrato de quatro anos com a empresa expirar pouco antes da meia-noite. Mas os trabalhadores devem se reportar a seus empregos se estiverem programados para trabalhar no domingo.

O que o sindicato fará depois disso será decidido em reuniões agendadas para domingo de manhã em Detroit.

As cartas são projetadas para aumentar a pressão sobre os negociadores da GM à medida que o prazo de vencimento do contrato se aproxima.

"Enquanto lutamos por melhores salários, assistência médica de qualidade a preços acessíveis e segurança no emprego, a GM se recusa a colocar os trabalhadores árduos à frente de seus lucros recordes", afirmou o vice-presidente do sindicato, Terry Dittes.

Mas a GM, em comunicado, ainda disse ter esperança de um acordo, dizendo que continua trabalhando em soluções para desafios difíceis.

Uma greve de 49.200 trabalhadores sindicais interromperia a produção da GM nos EUA e provavelmente impediria a empresa de fabricar veículos no Canadá e no México. Isso significaria menos veículos para os consumidores escolherem em lotes de revendedores e tornaria impossível a fabricação de carros e caminhões encomendados.

Dittes, principal negociador do sindicato com a GM, escreveu na carta aos líderes sindicais locais que ambos os lados estão distantes em quase todas as questões econômicas importantes após meses de negociação.

Líderes sindicais de todo o país estarão em Detroit no domingo para falar sobre os próximos passos e, depois disso, o sindicato provavelmente fará um anúncio.

Se houver uma greve, seria a primeira desde que os trabalhadores da GM cruzaram os braços por dois dias em 2007.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала