Fóssil de crocodilo jurássico é identificado após 250 anos (FOTOS)

© AP Photo / Fernando AntonioCrocodilo numa fazenda em San Manuel Cortes, norte de Honduras
Crocodilo numa fazenda em San Manuel Cortes, norte de Honduras - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Depois de quase 250 anos de descoberto, um fóssil de crocodilo jurássico, que viveu há aproximadamente 180 milhões de anos, foi identificado.

O crânio do animal foi encontrado em uma cidade bávara na década de 1770. O fóssil foi identificado como Mystriosaurus laurillardi, espécie extinta, que viveu em águas tropicais durante o Período Jurássico, cita o portal Phys.org.

A identificação ocorreu através de análises realizadas em fósseis desenterrados no Reino Unido e na Alemanha. Vale destacar que a equipe de cientistas de Edimburgo revelou que outro crânio, descoberto no século XIX, pertence à mesma espécie.

​Fóssil de crocodilo jurássico é reavaliado após décadas de ser identificado de maneira equivocada. 

"Desvendar a complexa história e anatomia de fósseis como Mystriosaurus é necessário para entendermos a diversificação de crocodilos durante o Jurássico. O rápido aumento da biodiversidade entre 200 e 180 milhões de anos atrás ainda é pouco conhecido", afirma Mark Young, da Escola de Geociências.

​Fico feliz em anunciar que a nossa reavaliação do crocodilo marinho jurássico, Mystriossauro, foi publicada hoje. Muito obrigado aos meus coautores Mark Young, Michela Johnson e The Prehistorics. 

O crocodilo jurássico possuía mais de quatro metros de comprimento, além de um focinho longo e dentes pontiagudos. Ele habitava mares quentes ao lado de outros animais, como amonites e grandes répteis marinhos conhecidos como ictiossauros.

O estudo, liderado pelo Museu de História Natural em Bielefeld, na Alemanha, foi publicado pela revista Acta Palaeontologica Polonica, apoiada pela Sociedade Palaeontographical, Leverhulme Trust e pelo Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала