Observatório submarino some misteriosamente do litoral da Alemanha

© Foto / Forschungstauchzentrum CAUMotor do observatório Boknis Eck
Motor do observatório Boknis Eck - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Boknis Eck, um observatório alemão criado para extrair dados do mar Báltico, sumiu misteriosamente da área onde ele estava instalado.

A estrutura foi instalada em 2016 em uma área reservada para pesquisas no mar Báltico. O Boknis Eck era operado pelo Centro de Pesquisas Oceânicas GEOMAR Helmholtz localizado em Kiel, Alemanha.

Com um peso total de 770 kg, o aparelho emitiu seu último sinal em 21 de agosto às 20h15 no horário local (15h15 no horário de Brasília). A princípio os pesquisadores pensaram que a interrupção na transmissão era "uma falha técnica", segundo disse Hermann Bange, chefe das pesquisas oceanográficas da GEOMAR no site da organização.

Até o momento somente o cabo que ligava o observatório aos cientistas foi achado. O cabo estava rompido enquanto permanecia a uma profundidade de 22 metros a 1,9 km do litoral. Segundo Bange, o aparelho estava preso o suficiente para ser arrastado por um fenômeno natural.

© Foto / Forschungstauchzentrum CAUCabo, que conectava o observatório Boknis Eck com o litoral, foi achado rompido a 1,9 km
Observatório submarino some misteriosamente do litoral da Alemanha - Sputnik Brasil
Cabo, que conectava o observatório Boknis Eck com o litoral, foi achado rompido a 1,9 km

O observatório incluía diversos aparelhos eletrônicos e seu valor estava estimado em US$ 330 mil (cerca de R$ 1,2 milhão). Apesar do custo, Bange disse que os dados obtidos pelo Boknis Eck têm valor incalculável.

A estrutura se localizava em uma área onde embarcações não tinham acesso autorizado. O Boknis Eck era responsável por registrar mudanças de temperatura da água, assim como o nível de sal, oxigênio, nutrientes, clorofila e metano no mar Báltico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала