Irã dá prazo de 2 meses para acordo nuclear ser negociado com as partes

© Sputnik / Sergei Guneev / Abrir o banco de imagensPresidente iraniano Hassan Rouhani
Presidente iraniano Hassan Rouhani  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, declarou nesta quarta-feira (4) que Teerã dá um prazo de mais 2 meses para as partes no acordo chegarem a um consenso com o Irã.

"De qualquer forma, damos mais dois meses aos países do grupo P5 +1 [Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia]. Se conseguirmos um acordo, retornaremos aos termos do Plano de Ação Conjunto Conjunto [JCPOA]", afirmou Rouhani.

Além disso, o presidente iraniano afirmou que o país estará iniciando o terceiro estágio da redução de suas obrigações nucleares, visto que os resultados desejados não foram alcançados.

"Como não alcançamos os resultados desejados, daremos o terceiro passo [para reduzir as obrigações do acordo nuclear] depois de amanhã", disse Rouhani na televisão estatal.

​O JCPOA estabelece um teto de 3,67% de enriquecimento para o urânio iraniano. Mas, atualmente, segundo a AIEA, o país estaria enriquecendo urânio a 4,5%. 

Na segunda-feira, Teerã anunciou que estava se preparando para se afastar ainda mais das condições estabelecidas no acordo, se os signatários europeus falharem em tomar medidas para salvar o marco do acordo.

​O JCPOA estabelece um teto de 3,67% de enriquecimento para o urânio iraniano. Mas, atualmente, segundo a AIEA, o país estaria enriquecendo urânio a 4,5%.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала