Terra está sendo afetada por forte tempestade geomagnética

© NASACampo magnético (ilustração)
Campo magnético (ilustração) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma forte tempestade geomagnética está atingindo a Terra desde o passado sábado (31 de agosto), segundo cientistas.

Os cientistas do laboratório de astronomia de raios-X do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia informaram que a tempestade alcançou rapidamente o nível de dois pontos na escala de 1 a 5, estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

Eles também explicaram que a atual tempestade foi prevista com antecedência devido à aproximação de uma rápida corrente de vento solar da Terra.

© NASA . Centro de Voos Espaciais Goddard da NASAEnorme campo magnético ao redor da Terra
Terra está sendo afetada por forte tempestade geomagnética - Sputnik Brasil
Enorme campo magnético ao redor da Terra

Outra surpresa foi sua potência, já que o prognóstico contemplava apenas "uma tempestade de primeiro nível", o que seria comum para esta época do ano.

O aumento da velocidade do vento solar, assim como a temperatura do plasma cósmico, também superaram os índices esperados.

Atualmente, está diminuindo gradualmente para seus valores originais, embora a alta velocidade da corrente de vento solar e a situação estável do Sol sugiram que a situação se repita entre 27 e 28 de setembro.

Esta tempestade magnética é a segunda mais poderosa dos últimos oito meses, a primeira foi registrada em maio, quando a magnitude passou de 3 para 5, o que afetou o bem-estar das pessoas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала