Teerã confirma explosão de foguete espacial

© REUTERS / Maxar Technologies/HandoutSuposta falha durante lançamento de foguete iraniano com satélite a bordo, em 29 de agosto de 2019
Suposta falha durante lançamento de foguete iraniano com satélite a bordo, em 29 de agosto de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei, disse que ocorreu uma falha técnica que provocou a explosão. Rabiei também afirmou que nenhum satélite estava acoplado ao foguete.

No último dia 29, uma explosão no Centro Espacial Imã Khomeini, no Irã, foi relatada por uma fonte iraniana e outra norte-americana à mídia internacional.

Por sua vez, Teerã não reconheceu tal explosão, enquanto que o ministro das Comunicações e Tecnologias de Informação do país, Mohammad Javad Azari Jahromi, publicou uma foto em uma rede social na qual ele aparece ao lado do suposto satélite.

Hoje (2), o Irã reconheceu pela primeira vez ter havido explosão. Em declaração televisiva, o porta-voz do governo, Ali Rabiei, disse que um foguete explodiu devido a uma falha técnica.

"A explosão aconteceu no centro de lançamentos quando o satélite ainda não estava acoplado. Ocorreu no lugar de testes, não na plataforma de lançamentos", transmitiu a fala de Rabiei a agência persa IRIB News.

O iraniano também negou que o incidente tenha sido obra de algum ato de sabotagem. Anteriormente, em publicação em uma rede social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu país não estava envolvido no incidente.

Tal declaração de Trump foi criticada por Rabiei, assim como a foto publicada na internet, que teria sido tirada pelos serviços de inteligência de Washington. Rabiei disse que não entendia a razão de Trump ter tocado no assunto.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала