À beira da destruição: 'mundo vulcânico' é descoberto em exoplaneta

© REUTERS / Antonio ParrinelloLava escorrendo do vulcão Stromboli um dia depois da erupção
Lava escorrendo do vulcão Stromboli um dia depois da erupção - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma equipe da Universidade de Berna, na Suíça, encontrou um "mundo vulcânico à beira da destruição" na órbita de um planeta fora do nosso Sistema Solar.

O mundo coberto de lava é uma lua que orbita o planeta extrassolar (ou exoplaneta) WASP-49, ou seja, ao invés de girar ao redor do Sol, como os planetas do nosso Sistema Solar, o corpo celeste orbita uma estrela localizada a 550 anos-luz da Terra, na constelação de Lepus.

De acordo com os cientistas suíços, o fato de que a lava borbulhante pode fluir na superfície dessa lua extrassolar se deve aos altos níveis de gás de sódio detectados no sistema planetário, conforme o portal Space.com.

© REUTERS / Antonio ParrinelloErupção do vulcão Stromboli na Itália
À beira da destruição: 'mundo vulcânico' é descoberto em exoplaneta  - Sputnik Brasil
Erupção do vulcão Stromboli na Itália

"Provavelmente é um mundo vulcânico perigoso, com uma superfície fundida de lava. Um lugar onde os ‘jedis’ morrerão, perigosamente familiar para Anakin Skywalsker", afirmou Apurva Oza, coautor da pesquisa, mencionando a semelhança do local com o filme "Star Wars".

O planeta da saga Star Wars mencionado pelo autor é Mustafar, um corpo celeste vulcânico onde Anakin Skywalker foi mutilado em uma batalha de sabres de luz com seu mentor, Obi-Wan Kenobi e, posteriormente estabeleceu um castelo como Darth Vader.

A lua extrassolar seria uma versão extrema da quinta lua de Júpiter, considerada o corpo com maior atividade vulcânica do nosso Sistema Solar: a sua superfície conta com centenas de vulcões ativos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала