Presidente alemão pede perdão à Polônia por ataque de seu país na 2ª Guerra Mundial

© AP PhotoFrank-Walter Steinmeier, ministro de Relações Exteriores da Alemanha
Frank-Walter Steinmeier, ministro de Relações Exteriores da Alemanha - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier pediu desculpas a Polônia por conta dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

O pedido aconteceu durante uma cerimônia na cidade polonesa de Wielun, onde as primeiras bombas da Segunda Guerra caíram há exatos 80 anos.

"Eu me curvo em frente às vítimas do ataque de Wielun. Eu me curvo às vítimas da tirania da Alemanha. E eu peço perdão", disse Steinmeier disse em polonês e alemão.

A Segunda Guerra Mundial começou com a Alemanha nazista invadindo a Polônia em 1 de setembro de 1939, após o chamado incidente de Gleiwitz. A invasão forçou a França e o Reino Unido a declarar guerra à Alemanha. A Alemanha levou um pouco mais de um mês para ocupar a Polônia.

Em 17 de setembro, depois que o governo polonês deixou o país, o Exército Soviético atravessou a fronteira leste do país, que finalmente dividiu a Polônia em duas partes, uma delas controlada pela Alemanha e a outra pela União Soviética. A Polônia foi libertada pelas tropas soviéticas em 1945.

O ano de 2019 marca o 80º aniversário do início da Segunda Guerra Mundial.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала