- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

África do Sul quer expandir laços com a Rússia, diz chanceler

© Sputnik / Alexei Nikolskiy / Abrir o banco de imagensO presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, durante reunião dos BRICS em 2018.
O presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, durante reunião dos BRICS em 2018. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A África do Sul espera continuar aumentando sua cooperação com a Rússia, disse o ministro de Relações Exteriores do país, Naledi Pandor.

"A África do Sul valoriza muito a cooperação estratégica com a Federação da Rússia [...]. O papel que temos em termos de cooperação bilateral, mas também no âmbito global, é extremamente importante. Estamos extremamente satisfeitos com os nossos colegas para ter a oportunidade de continuar a expandir nossa colaboração", disse Pandor durante sua reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (25).

Lavrov e Pandor se encontraram antes da reunião ministerial do BRICS, marcada para a sexta-feira (26), no Brasil.

Pandor, que anteriormente trabalhou como ministra da Ciência e Tecnologia e liderou os ministérios da Educação e Assuntos Internos, enfatizou que seu país "se beneficiou imensamente" da experiência da Rússia, particularmente em ciência e tecnologia.

Lavrov, por sua vez, elogiou a oportunidade de discutir as relações bilaterais com Pandor.

"Estou feliz pela oportunidade de discutir nossas relações bilaterais após a reunião dos presidentes em Osaka. E espero que todos os nossos ministérios e agências trabalhem na mesma direção", observou Lavrov.

As conversas seguem uma reunião informal dos chefes de estado dos BRICS, que aconteceu durante a reunião do G20 no Japão, ainda no final de junho.

Durante o evento, o presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. De acordo com o Kremlin, durante o encontro, os dois presidentes discutiram as relações bilaterais e cooperação nas áreas de mineração, construção de ferrovias, energia nuclear pacífica, além de também falarem sobre o sistema de navegação russo GLONASS.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала