Exército da Sérvia está em alerta: forças do Kosovo entram em assentamentos sérvios (VÍDEOS)

© AP Photo / Visar KryeziuUm militar do Kosovo
Um militar do Kosovo - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
De acordo com a imprensa local, as Forças Especiais do Kosovo (ROSU) entraram em assentamentos sérvios no norte da região e detiveram vários policiais sérvios.

Hoje de manhã (28), as ROSU invadiram quatro assentamentos sérvios no norte da região e detiveram vários policiais sérvios. As Forças Armadas da Sérvia foram colocadas em estado de alerta máximo.

A agência de notícias Tanjug informa que ao menos 13 policiais sérvios foram detidos pelo ROSU. Relatos não confirmados apontam para pelo menos um ferido.

Anteriormente, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, avisou que Pristina poderia vir a realizar detenções de policiais sérvios no Kosovo sob o pretexto de luta contra a corrupção.

Bandeira de Kosovo - Sputnik Brasil
Pressionados por Merkel e Macron, Sérvia e Kosovo retomam as negociações

O presidente sérvio promete "reagir se as ROSU não retirarem suas forças" do norte. A emissora sérvia RTS relata "avistamentos de Forças Armadas e policiais sérvios" em direção ao Kosovo.

Além disso, Vucic reconheceu, em seu discurso perante deputados sérvios, a perda de controle sobre o Kosovo e apelou a escolher entre dois cenários de desenvolvimento da situação na região: congelar o conflito ou melhorar as relações com o Kosovo.

O Kosovo proclamou unilateralmente a independência da Sérvia em 2008 e é reconhecido por mais de 100 Estados-membros da ONU. A Sérvia, bem como a Rússia, China, Israel, Irã, Espanha, Grécia e alguns outros países ainda não reconhecem a independência do Kosovo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала