Potencialmente destruidor: asteroide que passará perto da Terra hoje tem lua própria

© Foto / PixabayCometa aproxima-se da Terra (imagem referencial)
Cometa aproxima-se da Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O asteroide gigantesco que passará pela Terra neste sábado (25) é tão grande que até tem sua própria lua o orbitando.

A NASA calcula que o corpo celeste, batizado de 1999 KW4, pode ter um diâmetro de até três quilômetros, o que tornaria a rocha espacial capaz de provocar destruição em massa, escreve o Daily Star.

Com certos ângulo e velocidade, esta colisão catastrófica teria o poder de alterar o clima da Terra – o que se acredita ter contribuído para a extinção em massa dos dinossauros.

Asteroide se aproximando da Terra (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
NASA identifica 'monstruoso' asteroide que passará perto da Terra em breve
O asteroide se aproximará do nosso planeta hoje (25) a partir das 20h do horário de Brasília e atingirá a velocidade incrível de 21,51 km/s. Seu gigantesco tamanho permitirá que ele seja visto por nós enquanto estiver passando.

No entanto, na sua aproximação mais próxima, o corpo celeste estará a quase cinco milhões de quilômetros da Terra, ou seja, a cerca de 13 vezes a distância até à Lua.

"O corpo principal do 1999 KW4 tem cerca de 1.300 metros de largura, mas na verdade é uma forma bastante complexa […] Ele é ligeiramente achatado nos polos e tem uma cordilheira ao redor do equador, que contorna todo o asteroide”, explicou o Observatório Las Cumbres.

A NASA calcula que qualquer rocha espacial maior que um a dois quilômetros teria o potencial de destruir a vida na Terra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала