Oficial: 'Forças iranianas observam atentamente atividades da Marinha dos EUA no Golfo'

© AFP 2022 / IRNAMembros da Guarda Revolucionária Irã navegam junto a uma embarcação iraniana durante manobras ao longo do mar do Golfo e do mar de Omã.
Membros da Guarda Revolucionária Irã navegam junto a uma embarcação iraniana durante manobras ao longo do mar do Golfo e do mar de Omã. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
As forças armadas iranianas estão monitorando atividades da Marinha dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, disse o vice-comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Ali Fadavi.

“As embarcações militares [dos EUA], que estão no Golfo Pérsico, estão sob controle total da Marinha e do Exército do IRGC. Não há motivos para preocupação”, disse Fadavi, citado pela agência de notícias Fars.

Os Estados Unidos reforçaram, nas últimas semanas, suas forças no Oriente Médio. O assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, classificou a manobra como "uma mensagem clara e inequívoca ao Irã". Instalações americanas na região incluem um grupo de ataque de porta-aviões, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e caças F-15, segundo o Pentágono.

Soldados do exército dos EUA ao lado de um veículo militar na cidade de Bartella, a leste de Mosul, no Iraque. - Sputnik Brasil
Preparando-se para a guerra? EUA enviam comboio militar da Jordânia para o oeste do Iraque
O secretário interino da Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, disse na terça-feira que Washington não tem interesse em aumentar as tensões com o Irã ou entrar em guerra com o país do Oriente Médio.

As tensões entre ambos os países se intensificaram no ano passado, quando os EUA se retiraram unilateralmente do acordo nuclear de 2015 com o Irã e começaram a restabelecer as sanções contra a república islâmica. Em 8 de maio, o Irã anunciou sua decisão de descumprir parcialmente suas obrigações sob o texto.

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, disse que o Irã não pretende travar uma guerra com os Estados Unidos, mas continuará resistindo a Washington.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала