Senadores dos EUA introduzem projeto para impedir transferências de F-35 à Turquia

Nos siga noTelegram
Senadores norte-americanos introduziram um projeto de lei bipartidário para suspender o fornecimento de caças F-35 para a Turquia, em meio a um clima de insatisfação generalizada criado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pela decisão de Ancara de adquirir sistemas de mísseis russos S-400.

As relações entre Washington e Ancara entraram em uma espiral descendente após a confirmação dos planos turcos de comprar os sistemas de defesa russos. Os EUA avisaram a Turquia que poderiam suspender a entrega de jatos F-35 ao país, com receio de que os radares dos S-400 pudessem expor pontos fracos dos aviões, apesar de a Turquia produzir algumas das peças da aeronave.

Caça F-35 - Sputnik Brasil
Mídia: EUA podem suspender entregas dos F-35 à Turquia
Uma dos quatro autores do projeto, a senadora democrata Jeanne Shaheen afirmou que "a perspectiva de a Rússia ter acesso a aeronaves e tecnologia dos EUA em um país da OTAN, a Turquia, é um grave risco de segurança nacional e global".

Isso acontece pouco depois de a Reuters citar fontes anônimas afirmado que os EUA estariam ponderando não apenas negar a entrega dos F-35s a Ancara, mas também tirar a Turquia da cadeia de suprimentos do jato.

Atualmente, as fábricas turcas estão produzindo cerca de 800 peças para o jato de quinta geração — sendo algumas delas fabricadas apenas pela Turquia. Mas os EUA acreditam que a Turquia pode ser substituída por empresas localizadas em outros países.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала