Atenas protesta contra Ancara após invasão do espaço aéreo grego por aviões turcos

© REUTERS / Andrea Bonetti/Greek Prime Minister's Press Office/HandoutO primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o prefeito de Agathonisi, Evangelos Kottoros, avaliam guarda de honra durante uma visita à ilha de Agathonisi, na Grécia.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o prefeito de Agathonisi, Evangelos Kottoros, avaliam guarda de honra durante uma visita à ilha de Agathonisi, na Grécia. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
No dia anterior, vários meios de comunicação informaram que os caças F-16 turcos supostamente entraram no espaço aéreo grego e forçaram o helicóptero do primeiro-ministro Alexis Tsipras a realizar "manobras arriscadas".

O Ministério das Relações Exteriores grego entregou uma nota de protesto ao embaixador turco, um dia depois do helicóptero do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter sido por confrontado os aviões turcos no ar. Após o incidente, Tsipras disse que "os militares gregos interceptaram as forças que violaram o espaço aéreo nacional" e acusou os pilotos de "assediar" seu helicóptero.

Guarda Presidencial Grega marcha durante uma parada militar marcando o Dia da Independência da Grécia em frente ao prédio do Parlamento em Atenas, Grécia. - Sputnik Brasil
Em referência à Turquia, Grécia disse que vai 'esmagar' ameaça remanescente dos Otomanos
Os comentários do premiê acontecem no Dia da Independência da Grécia, que comemora a guerra contra o Império Otomano em 1821.

A Turquia e a Grécia têm relações tensas devido a disputas territoriais nas ilhas do mar Egeu há várias décadas. A mais complicada delas se resume ao Chipre, nação insular dividida ao meio após tentativas de separatistas de origem turca em se independizar após a tentativa do governo cipriota em se unir à Grécia em 1974.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала