Cientistas da NASA estão perplexos com misteriosas ejeções no 'asteroide do Apocalipse'

© AP Photo / NASA/Goddard/Universidade do ArizonaAsteroide Bennu
Asteroide Bennu - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A sonda OSIRIS-REx da NASA, que se encontra em órbita do asteroide Bennu ou "asteroide do Apocalipse" e estuda sua superfície, revelou uma anomalia nunca antes vista, o que obriga a revisar tudo o que se sabe sobre o comportamento das rochas espaciais.

Segundo os cientistas, trata-se da descoberta de inexplicáveis jatos de partículas que são ejetadas a partir do asteroide.

De acordo com a NASA, a impressionante nuvem de poeira foi observada pela primeira vez em 6 de janeiro. Desde então, os especialistas da agência espacial aumentaram a frequência de suas observações e documentaram pelo menos 11 dessas colunas de partículas nos últimos dois meses. Entretanto, não está claro por que elas ocorrem.

Asteroide que está se aproximando da Terra - Sputnik Brasil
Grande asteroide passará próximo da Terra daqui a poucos dias, avisa NASA (VÍDEO)
Curiosamente, embora a maior parte da poeira tenha sido expulsa da órbita de Bennu, alguma ficou circulando em torno do asteroide como pequenas luas.

O próprio Bennu, na verdade, é um asteroide relativamente pequeno: tem um diâmetro de cerca de 490 metros, um pouco mais do que a altura do Empire State Building nos EUA.

Até agora, a descoberta recente levantou mais questões do que respostas, e a natureza dessas colunas de partículas continua sendo um mistério. Entretanto, a equipe de pesquisadores espera que este seja apenas o primeiro passo para novas descobertas.

"A descoberta dessas colunas é uma das maiores surpresas da minha carreira científica", disse Dante Lauretta, professor da Universidade do Arizona. "Bennu já está nos surpreendendo, e nossa excitante viagem está apenas começando", acrescentou o especialista.

A sonda OSIRIS-REx entrou na órbita de Bennu em dezembro de 2018. A sonda foi lançada em setembro de 2016, com o objetivo de trazer à Terra uma amostra dos materiais da superfície do asteroide para obter informações adicionais sobre as origens do universo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала