- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil e EUA celebram acordos de cooperação em segurança

© AFP 2022 / Brendan SMIALOWSKIEntrada do edifício J. Edgar Hoover, sede do FBI
Entrada do edifício J. Edgar Hoover, sede do FBI - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil assinou acordos de cooperação com a Agência Federal de Investigações (FBI) e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, com objetivo de compartilhar informações sobre grupos criminosos e terroristas, informou Agência Brasil.

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, assinou os acordos no âmbito da delegação que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos. Segundo o ministério, o combate conjunto ao crime organizado transnacional e ampliação da cooperação já existente são o foco dos novos acordos.

Jair Bolsonaro recebe de Donald Trump camisa da seleção norte-americana de futebol, Casa Branca, Washington, 19 de março de 2019 - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Internet não perdoa: Bolsonaro vai aos EUA e sai de lá com novo apelido
Os textos dos documentos ainda foram divulgados. No entanto, segundo as autoridades, o acordo com o FBI contempla a troca de informações para identificar impressões digitais em investigações criminais. Os países poderão oferecer informações identificadoras de impressões digitais obtidas legalmente.

Já o termo de cooperação firmado com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos permite o intercâmbio de oficiais em programas desenvolvidos pelos países, principalmente para facilitar a troca de informações sobre ameaças nas fronteiras do Brasil e dos Estados Unidos.

O presidente Jair Bolsonaro foi acompanhado em sua viagem aos Estados Unidos pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, bem como pelos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional); Ernesto Araújo (Relações Exteriores); Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia); Paulo Guedes (Economia); Tereza Cristina (Agricultura) e o porta-voz Otávio do Rêgo Barros, informou Agência Brasil.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала