Turquia rejeita oferta dos EUA e escolhe sistema russo de defesa antiaérea

© AFP 2022 / SVEN NACKSTRANDUma bateria anti-míssil Patriot dos EUA é montada em uma base em Jaffa, ao sul de Tel-Aviv, foto de arquivo.
Uma bateria anti-míssil Patriot dos EUA é montada em uma base em Jaffa, ao sul de Tel-Aviv, foto de arquivo. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Os Estados Unidos têm pressionado a Turquia a cancelar a compra do sistema de defesa aérea S-400 da Rússia. Ancara estima que comprar os equipamentos de Moscou sairia três vezes mais barato que os US$ 3,5 bilhões cobrados pelos EUA em produto semelhante.

A Turquia rejeitou a oferta do sistemas de mísseis de longo alcance Patriot, informou a Bloomberg citando fontes oficiais turcas.

Sistemas de defesa antimíssil S-400 russos (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Turquia diz que não concordará em abdicar dos S-400 como condição de entrega dos Patriot
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já tinha dito em 16 de fevereiro que Ancara não se estava satisfeita com a relutância dos Estados Unidos em oferecer à Turquia um empréstimo para a compra dos sistemas Patriot. Além disso, Washington teria recusado a sugestão de produzir a arma conjuntamente em solo turco, o que ajudaria a reduzir o valor.

Mais cedo, o chefe do principal órgão estatal que lida com a aquisição e produção de armas, Ismail Demir disse à televisão NTV que "não é possível aceitarmos o conteúdo e os detalhes da proposta como ela está no momento. As condições devem ser discutidas, há uma série de questões que devem ser esclarecidas e um compromisso deve ser alcançado".

Os Estados Unidos têm ameaçado impor sanções à Turquia, caso o país decida comprar sistemas de mísseis da Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала