- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Chanceler do Brasil se diz pronto para discutir a situação na Venezuela com a Rússia

© Wilson Dias/ Agência BrasilBandeiras do Brasil e da Rússia
Bandeiras do Brasil e da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, disse nesta sexta-feira que seu país está preparado para discutir a situação na Venezuela com a Rússia e a China, países que apoiam o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

"De nossa parte, estamos prontos para discutir. Já disse que, se pudermos ajudar a China e a Rússia a entender o que está acontecendo na Venezuela, estamos preparados", declarou Araújo, citado pelo portal de notícias G1.

A Venezuela está passando por uma grave crise política. Em janeiro, Juan Guaidó foi eleito líder da Assembleia Nacional liderada pela oposição, cuja autoridade não é reconhecida por outros órgãos do governo desde 2016.

Elliott Abrams, enviado do governo dos Estados Unidos para a Venezuela - Sputnik Brasil
EUA não querem uso da força na Venezuela, mas todas as opções seguem na mesa, diz oficial

Após sua eleição ter sido anulada pela Suprema Corte da Venezuela, Guaidó se proclamou o "líder interino" da Venezuela.

O legítimo presidente venezuelano Nicolás Maduro, empossado pelo segundo mandato presidencial em 10 de janeiro, depois de vencer a eleição de maio, que boicotou parte da oposição, chamou a decisão de Guaidó de tentar um golpe orquestrado por Washington.

Os Estados Unidos reconheceram imediatamente Guaidó, após o que cerca de 50 outros países, incluindo o Brasil, seguiram o exemplo.

Rússia, China, Cuba, Bolívia e vários outros Estados expressaram seu apoio ao legítimo governo de Maduro.

México e Uruguai se recusaram a reconhecer Guaidó, declarando-se neutros e pedindo que a crise seja resolvida por meio do diálogo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала