Trump diz que premiê japonês o indicou ao Prêmio Nobel da Paz

© REUTERS / Kevin LamarqueO presidente dos EUA, Donald Trump, durante o Café da Manhã da Oração Nacional
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante o Café da Manhã da Oração Nacional - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (15) que o primeiro-ministro do Japão lhe indicadou ao Prêmio Nobel da Paz por sua atuação com a Coreia do Norte.

Trump também reclamou do Prêmio Nobel da Paz recebido pelo ex-presidente Barack Obama e duvidou que consiga o mesmo feito.

O primeiro-ministro Shinzo Abe "me deu a mais bela cópia de uma carta que enviou para as pessoas que dão uma coisa chamada o Prêmio Nobel", afirmou Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca quando perguntado sobre sua futura cúpula no Vietnã com o líder norte-coreano Kim Jong-un. "Ele disse: 'Eu indiquei você, respeitosamente, em nome do Japão. Eu estou pedindo a eles que você receba o Prêmio Nobel da Paz.'"

A Associated Press não conseguiu checar imediatamente a alegação de Trump. A embaixada do Japão em Washington não respondeu a um pedido de comentário.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in já creditou a Trump o diálogo com a Coreia do Norte e também defendeu que o mandatário dos EUA deve receber o Nobel.

La presidenta de la Cámara de Representantes de EEUU, Nancy Pelosi, y el líder de la Minoría en el Senado, Chuck Schumer - Sputnik Brasil
Líderes democratas: declaração de emergência nacional de Trump é ilegal
Trump afirmou que as primeiras trocas com Kim foram de "fogo e fúria", mas os dois estabeleceram uma boa relação desde o ano passado quando da primeira cúpula entre os dois líderes, em Cingapura. Ele disse que Abe o indicou porque estava preocupado com a realização de testes de mísseis contra o Japão pela Coreia do Norte.

Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2009, seu primeiro ano no cargo, por expressar o desejo dos EUA de "buscar a paz e a segurança de um mundo sem armas nucleares".

Trump reclamou na sexta-feira que Obama chegou ao local da premiação "cerca de 15 segundos" antes de receber o prêmio.

"Eu provavelmente nunca vou conseguir, mas tudo bem", disse Trump. "Eles deram para Obama, ele nem sabia porque ganhou."

Departamento do Tesouro dos EUA em Washington - Sputnik Brasil
EUA aplicam novas sanções contra a Venezuela

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала