Vale a pena arriscar na moeda virtual de Maduro?

© REUTERS / Marco BelloNicolás Maduro, presidente de Venezuela
Nicolás Maduro, presidente de Venezuela - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O governo de Nicolás Maduro inicia nesta terça-feira (20) o lançamento oficial do "petro", a criptomoeda venezuelana. Diferentemente de outras criptomoedas, o petro terá lastro no petróleo.

Um caixa recebe notas venezuelanas de bolívar em um mercado no centro de Caracas, Venezuela - Sputnik Brasil
'Petro venezuelano está condenado a fracassar'
Cada unidade será equivalente a um barril de petróleo e cinco bilhões de barris já foram oficialmente destinados a serem usados como suporte para o petro. 

Nesta terça-feira será iniciada uma "pré-venda" da moeda, com o objetivo de cadastrar os interessados em receber o petro, antes do lançamento geral, que não há data para acontecer.

Maduro diz que o objetivo do país com a moeda é justamente driblar sanções internacionais e o bloqueio financeiro ao país. No entanto, para o consultor em bitcoin e diretor de marketing da Decred, Bernardo Brites ainda é arriscado investir na moeda virtual do governo chavista.

"Eu não recomendo muito investimento em ICO (Initial Coin Offering) porque normalmente eles são de alto risco. Diferente de quando uma empresa comum vai entrar em um IPO na bolsa, em que ela já está muito estabilizada. Então, é como se basicamente você tivesse colocando capital em uma empresa embrionária", disse.

As primeiras declarações de Nicolás Maduro sobre o petro foram feitas em dezembro do ano passado, ou seja, três meses antes do lançamento.  Brites entende que para a economia da Venezuela a criação de uma criptomoeda é algo que pode ser interessante.

A collection of Bitcoin (virtual currency) tokens are displayed in this picture illustration taken December 8, 2017 - Sputnik Brasil
'Bitcoin é um ativo, não uma moeda': Israel estabelece nova taxação de criptomoedas
"Diferente do dinheiro físico, o dinheiro em criptomoedas é mais difícil de ser rastreado e a partir do momento que o sistema bancário internacional não está negociando com a Venezuela, você ter outro canal aberto é muito interessante", argumentou.

A Venezuela garante que há investidores interessados. Brites diz que só será possível descobrir se o petro deu certo após a abertura para o público em geral.

"Agora nós vamos ver muitas pessoas que vão fazer por especulação. A pessoa compra esperando uma valorização em um curto período de tempo e uma venda logo em seguida, ainda há muitas dúvidas em relação ao petro", finalizou.

Embora a pré venda começe nesta terça-feira, Maduro não anunciou quando será feita a abertura total. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала