- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

STJ nega habeas corpus sobre prisão de Lula

© AP Photo / Eraldo PeresLuiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira (30) habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Lula. A medida buscava barrar uma possível antecipação de pena do ex-presidente.

Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão, mas os desembargadores afirmaram que a pena deverá ser cumprida após todos os recursos contra a decisão serem julgados.

Juiz Sérgio Moro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Moro põe à venda tríplex atribuído a Lula
A defesa do petista ainda pode apresentar embargos de declaração contra a decisão judicial. Após o julgamento dos embargos da defesa do ex-presidente, ele poderá ter sua prisão decretada.

A decisão do STJ é do ministro Humberto Martins. Ele afirmou que uma possível prisão de Lula, ainda que seus embargos de declaração não tenham sido julgados, não é uma "violação do princípio constitucional da presunção de inocência".

A medida do STJ, entretanto, não é definitiva e o habeas corpus de Lula terá seu mérito julgado pela quinta-turma da corte. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала