M1 Abrams, T-90 e Type 99 – qual destes tanques sairia vencedor em combate?

© AP Photo / Mindaugas KulbisTanques de combate de Abrams da 4ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA, a 3ª Brigada de Combate da Equipa, do 68º Armamento do Regimento e do 1º Batalhão de vagões chegam à estação ferroviária de Gaiziunai a cerca de 110 km a oeste da capital Vilnius, Lituânia.
Tanques de combate de Abrams da 4ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA, a 3ª Brigada de Combate da Equipa, do 68º Armamento do Regimento e do 1º Batalhão de vagões chegam à estação ferroviária de Gaiziunai a cerca de 110 km a oeste da capital Vilnius, Lituânia. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Sebastien Roblin, analista em assuntos militares, estudou as capacidades do tanque chinês Type 99 em comparação com o veículo russo T-90 e o norte-americano M1 Abrams.

Tanque T-14 Armata na Praça Vermelha (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil
Conheça o calcanhar de Aquiles do tanque russo Armata
Na opinião do especialista, em seu artigo para o portal The National Interest, o novíssimo veículo blindado chinês é o mais rápido dos três. Em estrada, este tanque pode atingir a velocidade de 80 km/h, enquanto o T-90 (na sua versão exportada para a Índia) — atinge 72 km/h, e o Abrams — até 68 km.

O tanque estadunidense tem um motor "mais voraz em combustível", suas características lhe permitem percorrer 390 km até o próximo reabastecimento. Enquanto isso, seus concorrentes são capazes de percorrer mais de 480 km.

Ao mesmo tempo, o maior peso do Abrams pode ser considerado uma vantagem. De acordo com Roblin, o canhão de 120 mm deste tanque com munições M829, que têm núcleos de urânio, é capaz de perfurar blindagens em mais 15-20% do que os canhões do T-90 e do Type 99.

"Em geral, os Abrams, com várias ressalvas, têm um maior poder de fogo, enquanto os veículos Type 99, provavelmente, são melhor protegidos por seus sistemas de vários níveis. Ademais, eles são mais rápidos e têm maior alcance", indica o especialista.

O tanque russo T-90, por sua vez, é equipado com o sistema Relikt, com mira telescópica modernizada, e um motor mais potente, o que faz com que seja um forte concorrente dos análogos norte-americano e chinês, resumiu Roblin.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала