Pyongyang promete 'ano de virada radical' em mensagem incomum a toda a nação coreana

© AP Photo / Wong Maye-E 2017 também foi marcado por repetidos testes balísticos da Coreia do Norte e até mesmo um teste nuclear. Na foto, o líder norte-coreano Kim Jong-un.
2017 também foi marcado por repetidos testes balísticos da Coreia do Norte e até mesmo um teste nuclear. Na foto, o líder norte-coreano Kim Jong-un. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
As autoridades da Coreia do Norte fizeram um apelo incomum dirigido a toda a nação coreana, convocando para a união entre o Norte e o Sul, segundo informou a agência KCNA.

"Façamos um esforço enérgico para acalmar a forte tensão militar e criar um clima pacífico na península coreana!", diz o comunicado, acrescentando: "Vamos esmagar com coragem todos os desafios que vão contra o desejo de reunificação da nação [coreana]".

Time de hóquei no gelo feminino da Coreia do Norte chega chega na zona desmilitarizada para embarcar para o Sul. - Sputnik Brasil
Time de hóquei no gelo feminino da Coreia do Norte chega no Sul
A mensagem destaca como tarefa principal a união do povo coreano. Em particular, sublinha-se que o Norte e o Sul devem resolver a questão da reunificação independentemente, sem intervenção de terceiras partes.

As autoridades norte-coreanas sugeriram diminuir a crítica dos programas nuclear e de mísseis de Pyongyang, pois isso prejudica o processo de melhoramento das relações entre o Norte e o Sul.

Pyongyang propôs intensificar os contatos humanitários e políticos, sublinhando a importância de reforçar os laços entre os partidos dos dois países.

Em geral, Pyongyang expressou a esperança que 2018 seja um "ano de virada radical" no que diz respeito à aproximação das posições das duas Coreias.

No início do ano, altos funcionários de Pyongyang e Seul realizaram as primeiras negociações desde 2015. As partes chagaram a acordo de restabelecer o diálogo pleno em várias áreas, bem como acertaram a participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 na Coreia do Sul.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала