Desvendado segredo de 'lugar onde os homens se tornam deuses'

© AFP 2022 / Luis AcostaA Pirâmide da Lua vista do ar, na cidade de Teotihuacan (foto de arquivo)
A Pirâmide da Lua vista do ar, na cidade de Teotihuacan (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Nova pesquisa muda completamente nossa compreensão do antigo Império mexicano. Não perca!

Ao estudar com muita atenção os documentos do século XVI, pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México chegaram à conclusão que o verdadeiro nome da mítica cidade de Teotihuacan deveria ser "Teo uacan", que significa "Cidade do Sol", e não sua denominação atual, cuja tradução na língua náuatle é "lugar onde os homens se tornam deuses".

De acordo com os arqueólogos Verónica Ortega, Edith Vergara e Enrique del Castillo, o vocábulo original que deu origem à palavra "Teotihuacan" alude ao fato de que assim " foi chamado o Sol, o legítimo governante", mais que mantém "uma relação com a conhecida lenda dos sóis".

Crânio de múmia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Descoberta razão da peste que causou colapso da civilização asteca
Assim, a proposta do INAH baseia-se nas análises do antropólogo estadunidense Charles Dibble que fez o "Códice Xolotl" — um documento elaborado no início do século XVI — que abrange quatro séculos de história dos vales de Texcoco e Teotihuacan (México).

Além disso, o INAH comunicou que outro documento determinante para sua conclusão é datado de 1409 a 1427. Trata-se de um par de pictografias que representam uma pirâmide e um sol, ou seja, um glifo de Teotihuacan.

"A informação principal, é a palavra 'Teo uacan' que aparece debaixo do glifo, o que dá a certeza do nome indígena do lugar", diz o comunicado.

De acordo com o comunicado, este era o local onde foram "nomeados e legitimados os governantes, o homem-sol, pelo menos durante o período Pós-clássico [fim do século XIV até o início do século XVI], quando o Império mexicano dominava o Vale do México".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала