'Guerra Fria vive': EUA afirmam que OTAN defenderá Europa contra 'aventura russa'

© REUTERS / Christian HartmannA bandeira da OTAN vista através de cerca farpada em frente à nova sede da OTAN em Bruxelas, maio de 2017
A bandeira da OTAN vista através de cerca farpada em frente à nova sede da OTAN em Bruxelas, maio de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está disposta a parar a Rússia na Europa, segundo a nova estratégia nacional de defesa dos EUA, publicada na sexta-feira, acrescentando que o compromisso de Washington com o artigo 5 da agência é essencial para a segurança do país.

"A aliança vai dissuadir a aventura russa, derrotar os terroristas que procuram assassinar inocentes e enfrentar o arco de instabilidade que está sendo construído na periferia da OTAN", afirma o documento.

Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA - Sputnik Brasil
Nova estratégia de defesa dos EUA prioriza preparação para a guerra

O texto acrescenta que uma "Europa sólida e livre, unida por princípios democráticos compartilhados, soberania nacional e compromisso com o artigo 5 da OTAN é vital" para a segurança dos EUA.

O artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte, assinado em 4 de abril de 1949, estabelece que um ataque contra um Estado membro da OTAN é considerado um ataque contra o resto dos países que compõem a organização.

A estratégia de defesa nacional, publicada pela primeira vez pelo Pentágono em uma década, visa restaurar a vantagem militar competitiva dos EUA para evitar que a Rússia e a China representem um desafio para o país ou seus aliados, de acordo com uma declaração do Departamento de Defesa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала