Maior caverna inundada do mundo é encontrada no México (FOTOS, VÍDEO)

Nos siga noTelegram
Recentemente no México foi descoberta a caverna inundada mais extensa do mundo, que se estende por 347 quilômetros abaixo da terra.

A caverna conecta os sistemas de Sac Actun e Dos Ojos (Dois Olhos) no noroeste da cidade de Talum, no estado mexicano de Quintana Roo, revela o comunicado da equipe subaquática do Gran Acuífero Maya (GAM), que trabalha em conjunto com os pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

​Essa descoberta transforma o Sistema Dois Ojos, que é o menor dos dois, em parte do Sistema Sac Actun, de acordo com normas mundiais da espeleologia.

A nova caverna foi descoberta graças a vários meses de trabalho realizado pelos pesquisadores: "A equipe conseguiu — depois de uma intensa temporada de trabalho de 10 meses — encontrar a conexão de dois dos maiores sistemas de cavernas inundadas do mundo", explica o comunicado.

No México foi descoberta a caverna inundada maior do mundo

O diretor do projeto GAM e pesquisador do INAH, Guillermo de Anda, qualificou a descoberta como "espantosa" e expressou a esperança que isso ajudará a compreender melhor o desenvolvimento da vida na península de Iucatã. Essa área é arqueologicamente rica em relíquias monumentais da civilização maia, cujas cidades se baseavam na extensa rede de poços vinculados a águas subterrâneas chamadas cenotes.

"Dá-nos uma enorme e maravilhosa perspectiva para entender os padrões do antigo assentamento, e como eles poderiam ser desenvolvidos", explica de Anda.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала