Japão prepara a evacuação dos seus cidadãos no caso de ataque da Coreia do Norte

© AFP 2022 / KAZUHIRO NOGI / AFPNavios japoneses
Navios japoneses - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O governo do Japão iniciou a análise do plano de evacuação para cidadãos japoneses e norte-americanos da Coreia do Sul, no caso de uma situação "inesperada" na península coreana, informou o jornal Yomiuri Shimbun, citando fontes no alto escalão em Tóquio.

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, discursando na 5a conferência do Partido dos Trabalhadores da Coreia - Sputnik Brasil
Coreia do Norte acredita que Japão se prepara para a invadir de novo
O plano está sendo desenvolvido para o caso do aeroporto de Seul ficar bloqueado ou não puder funcionar em situações extremas, entre as quais a mais citada seria um ataque norte-coreano.

Nesse caso, os cidadãos japoneses e norte-americanos em território sul-coreano podem ser evacuados até o porto de Busan, de onde os navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão seguirão para a ilha japonesa de Tsushima.

O governo sul-coreano, em função dos antigos conflitos com seu país vizinho, proíbe os navios militares japoneses de usarem seus portos. Por isso está sendo avaliada a opção de uso de navios norte-americanos na qualidade de intermediários.  

Segundo o jornal, o plano está sendo ativamente implementado. Uma delegação governamental foi enviada à ilha de Tsushima, para avaliar a estrutura local.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала