- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PM aceita proposta e deve encerrar paralisação no Rio Grande do Norte

© Foto / REUTERS/Ueslei MarcelinoManifestantes e PM entram em confronto
Manifestantes e PM entram em confronto - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Após 22 dias de paralisação, policiais militares e bombeiros aceitaram proposta para voltar às atividades no Rio Grande do Norte.

O governador Robinson Faria (PSD) se comprometeu a pagar os salários de dezembro até esta sexta-feira (12).

Os profissionais de segurança estão paralisados desde o dia 19 de dezembro. Eles reivindicavam o pagamento de salários de novembro e dezembro, além de 13° e condições dignas de trabalho. Os salários de novembro foram pagos no sábado (6).

Polícia na cadeia na cidade brasileira de Natal - Sputnik Brasil
Medo e delírio no Rio Grande do Norte: polícia paralisada e Exército nas ruas
Segundo afirmou a Polícia Militar à Sputnik em entrevista anterior, os policiais estavam com dificuldades para pagar inclusive a alimentação de suas famílias. A Polícia também informou que cerca de um terço das viaturas utilizadas para policiamento são alugadas, além de apresentarem defeitos de ordem mecânica. Os policiais ainda afirmaram que menos de 10% do efetivo recebeu uniformes da corporação desde 2015.

A greve é proibida pela constituição a categorias militares, como a PM. Essa situação fez com que os policiais negassem movimento de greve, porém permanecessem aquartelados nos batalhões da polícia do estado.

Devido à paralisação, o governo acionou o dispositivo constitucional de Garantia da Lei e da Ordem, e entregou a responsabilidade pela segurança pública no Rio Grande Norte às Forças Armadas.

Casos parecidos de paralisações ocorreram no Brasil ao longo do ano passado, como nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала