Extrema-direita marcha em Kiev no aniversário do fundador do nacionalismo ucraniano

© AP Photo / Efrem LukatskyNationalist March in Kiev
Nationalist March in Kiev - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Mais de mil manifestantes do partido nacionalista ucraniano Svoboda (Liberdade) estão realizando uma marcha com tochas no centro de Kiev para comemorar o 109 aniversário de Stepan Bandera, um dos fundadores do movimento nacionalista no país, informou a imprensa local.

Inauguração do monumento a Stepan Bandera, líder ideológico da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, em Lviv (Ucrânia) - Sputnik Brasil
Arquivos da CIA confirmam que EUA financiaram nacionalistas radicais da Ucrânia
A procissão sob luz de tochas entoava slogans nacionalistas tais como "pela glória dos heróis, pelo futuro das crianças", revelou a agência de notícias UNIAN.

Andrii Illienko, deputado do parlamento ucraniano pelo partido Svoboda disse, antes do início da marcha, que a manifestação será pacífica e será uma boa ocasião para discutir diversos assuntos políticos.

"Depois da marcha, acontecerá um comício. Além de temas históricos, que serão suscitados pela manifestação, discutiremos a agenda política atual, bem como os planos das forças patrióticas e nacionalistas para o ano", disse Illienko para uma emissora local.

A marcha das tochas foi acompanhada pela polícia durante todo o trajeto.

Bandera foi um líder nacionalista ucraniano, que colaborou com a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial e foi responsável direto por numerosas atrocidades contra civis, enquanto comandava o Exército Insurgente da Ucrânia (UPA).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала