Enigma de uma das 3 civilizações mais antigas do mundo foi descoberto

CC BY 2.0 / DARSHAN SIMHA / HDR of SutlejVale de Sutlej no norte da Índia e Paquistão
Vale de Sutlej no norte da Índia e Paquistão - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Parece que finalmente o enigma da civilização indiana – considerada uma das três mais antigas do mundo – foi desvendado.

Estátua do Abominável Homem das Neves - Sputnik Brasil
Misterioso habitante dos Himalaias: revelada origem do Abominável Homem das Neves
Uma equipe de pesquisadores internacionais conseguiu entender que a civilização nasceu e prosperou sem possuir um grande rio em seu território.

Trata-se da sociedade que habitava a região do atual noroeste da Índia e Paquistão e há cerca de 5.300 anos conseguiu atingir um alto nível de desenvolvimento, principalmente graças ao sustento de um rio grande que depois se secou ou desapareceu por outra razão. Pelo menos, os cientistas costumam a crer nisso.

De acordo com vários livros da história, essa sociedade surgiu ao longo das margens do rio Sutlej (afluente do rio Indo). Não obstante, a nova evidência indica que o rio desapareceu antes que a civilização se instalasse na região, revela o estudo publicado na revista Nature Communications.

Nova Zelândia - Sputnik Brasil
Cientistas advertem: hemisfério Sul corre risco de ser abalado por um terremoto de 9 graus
Esta conclusão é certamente surpreendente, sendo que os povos mais antigos sempre habitavam ao redor de rios para tirar vantagens das oportunidades que eles ofereciam. Assim foi no Antigo Egito e Mesopotâmia.

Os pesquisadores utilizaram imagens tiradas a partir de satélites para traçar o curso do rio Sutlej e determinaram que existia um canal do rio onde morava a civilização.

No entanto, ao examinar os sedimentos no canal deixado pelo rio, os cientistas descobriram que este não havia percorrido a região há mais de 8.000 anos.

A civilização harapeana existia no vale do rio Indo e tinha um nível de desenvolvimento muito alto. Suas cidades possuíam sistemas de esgoto e banheiros públicos, enquanto nas aldeias foram construídos sistemas de irrigação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала