Coreia do Norte pode realizar novo teste nuclear nas próximas semanas, diz Seul

© REUTERS / KyodoNorte-coreanos observando o teste do míssil balístico Hwasong-14
Norte-coreanos observando o teste do míssil balístico Hwasong-14 - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Coreia do Norte pode voltar a causar irritação perante a comunidade internacional com um novo teste nuclear até o fim deste ano, apenas alguns dias após o seu 16º teste balístico realizado nesta semana, informou a inteligência da Coreia do Sul nesta quarta-feira.

Ao apresentar o seu relatório da semana a parlamentares sul-coreanos, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) informou que uma nova prova nuclear – que seria a sétima da história norte-coreana – não está descartada depois do teste com um míssil balístico intercontinental "atualizado".

Lançamento de míssil balístico da Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Aliados de Kim Jong-un, Rússia e China condenam novo teste balístico da Coreia do Norte

"Nós não excluímos essa possibilidade", disse um funcionário sênior do NIS quando questionado por congressistas sobre a possibilidade do sétimo teste nuclear do Norte após a bomba de hidrogênio que Pyongyang diz ter detonado em 3 de setembro.

Especialistas já alertaram nas últimas semanas que a Coreia do Norte teve problemas na planta de testes de Punggye-ri após o seu último teste nuclear, mas que o país está trabalhando em um dos vários túneis construídos para provas dessa natureza, e que Pyongyang teria condições de conduzir um novo teste a qualquer momento.

Quanto ao lançamento feito há menos de 24 horas envolveu um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), chamando Hwasong-15, e que se trata de uma atualização de outro projétil do país, o Hwasong-14, que havia sido testado em duas oportunidades em 2017.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала