Entenda como vai funcionar a lei russa que classifica veículos como 'agentes estrangeiros'

© AP Photo / Michal KamarytA sede da Radio Free Europe / Radio Liberty (RFE / RL) em Praga, veículo financiado pelos EUA.
A sede da Radio Free Europe / Radio Liberty (RFE / RL) em Praga, veículo financiado pelos EUA. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou a lei que pode alterar o status de veículos de comunicação financiados pelo exterior como "agentes estrangeiros". O novo texto modifica o artigo seis da legislação russa de 1991 de regulação da mídia.

Presidente russo, Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Putin aprova a lei sobre o estatuto de agente estrangeiro para a mídia
As emendas à lei vieram como uma resposta à pressão exercida sobre a mídia russa nos Estados Unidos. O canal RT America foi obrigado a se registrar como agente estrangeiro por autoridades estadunidenses.

De acordo com as emendas da Rússia em matéria de mídia, qualquer veículo pode ser obrigado a se registrar como agente estrangeiro se receber assistência financeira de Estados ou organizações estrangeiras. A decisão sobre quais veículos devem ser enquadrados será tomada pelo Ministro da Justiça.

A lei implica que os meios de comunicação assim classificados terão de publicar um aviso de o conteúdo é produzido por um agente estrangeiro. Os órgãos de imprensa também devem  informar sobre suas atividades desempenhadas (a cada seis meses), enviar informações sobre a composição de sua gestão e fornecer relatórios de despesas e fontes de seu financiamento (a cada três meses). Uma vez por ano, o Ministério da Justiça ou o Ministério Público realizará uma auditoria e, se houver queixas, poderão ocorrer inspeções não programadas.

Redatora-chefe do RT, Margarita Simonyan, durante a reunião sobre o bloqueio dos anúncios do RT e Sputnik - Sputnik Brasil
Guerra dos EUA contra mídia russa não parará após RT se registrar como agente estrangeiro
A violação ou o incumprimento dos requisitos resultarão em responsabilidade administrativa ou penal, bem como o bloqueio do sinal transmissor ou dos sites de mídia.

As alterações não afetam a mídia russa com participação financeira em grupos de comunicação estrangeiros.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала