Rússia elaborará 'construtor livre' de robôs de combate

© Sputnik / Vitaly Ankov / Abrir o banco de imagensSistema robótico russo Plataforma-M
Sistema robótico russo Plataforma-M - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Fundação de Pesquisas Avançadas (FPI, na sigla em russo) planeja elaborar um 'construtor' de robôs de combate, declarou o diretor de projetos do Centro Nacional de Desenvolvimento de Tecnologias e Elementos Básicos da Robótica da FPI, Dmitry Surkov.

Uma foto, tirada em 29 de outubro de 2012, mostra uma reprodução do robô Exterminador - Sputnik Brasil
Stephen Hawking avisa: robôs podem destruir a humanidade
"Foi iniciada a realização do projeto para criação do modelo de demonstração do sistema robótico experimental com plataforma 'livre', que é caracterizada por sua estrutura modular", declarou Surkov.

Além do mais, prevê-se que não só a estrutura da plataforma, mas também as tecnologias do software vão ser livres, o que possibilita o processamento autônomo de informação e ajustamento dos algoritmos do controle intelectual.

Como declarou o diretor da empresa, graças ao "construtor", os investigadores e programadores russos serão capazes de analisar e avaliar a efetividade de diferentes módulos do sistema e algoritmo, usados por eles.

"Ao mesmo tempo, o uso desta ferramenta permitirá aos especialistas de diferentes órgãos de segurança especificar suas exigências e caraterísticas dos robôs autônomos de combate", adicionou.

Exercícios militares das forças especiais russas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Cientistas russos desenvolverão robô-ajudante multifuncional para forças especiais
Destaca-se que o uso do sistema acessível a todos ajudará a criar robôs da nova geração para uso militar.

"O desenvolvimento de sistemas robóticos terrestres deve implicar o aumento da capacidade de realizar operações de modo autônomo e redução gradual da participação do operador no controle sobre tais sistemas robotizados", assinalou Surkov.

O funcionário acrescentou que os robôs devem ser aptos para funcionar em grupos a fim de cooperar efetivamente com drones que realizam tarefas de reconhecimento e vigilância.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала