Coreia do Sul e EUA acordam instalação de sistema antimíssil THAAD

© flickr.com / Agência de Defesa contra Mísseis (ADM) dos EUADois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido.
Dois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul chegaram a acordo sobre a implantação do sistema de defesa antimíssil THAAD (Defesa Territorial de Altitude Alta, em inglês) no país, divulgou o Ministério da Defesa Nacional na sexta-feira (8).

Segundo as notícias anteriores, as cidades de Daegu e Pyeongtaek, do norte do país, foram consideradas como possíveis locais de instalação do sistema antimíssil.

“A Coreia do Sul e os EUA tomaram a decisão conjunta de instalar o sistema THAAD com a força norte-americana aquartelada na Coreia como parte de uma ação defensiva para garantir a segurança da República da Coreia e do nosso povo contra as armas nucleares da Coreia do Norte, armas de destruição em massa e mísseis balísticos”, informa a agência de notícias Yonhap, citando o comunicado de imprensa do Ministério da Defesa.

As negociações dos EUA com a Coreia do Sul sobre o sistema THAAD duraram vários meses, tendo começado após o teste da bomba de hidrogênio e lançamento de um  satélite em fevereiro por Pyongyang. A Coreia do Norte violou as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e provocou a condenação da comunidade internacional em ambos os casos.

Sistema antimisiles THAAD - Sputnik Brasil
Rússia e China podem responder ao sistema de mísseis dos EUA na Coreia do Sul
O sistema THAAD é projetado para interceptar mísseis balísticos de curto alcance (até 1.000 km), médio alcance (1.000-3.000 km) e alcance intermediário (3.000-5.500 km) na fase de voo mais próxima do alvo. A instalação do sistema na Península Coreana causou preocupação na Coreia do Norte, Rússia e China. O Ministério chinês das Relações Exteriores divulgou um comunicado de imprensa em que expressa uma posição dura a este respeito:

“Os Estados Unidos e a República da Coreia, ignorando a posição clara de outros países interessados, incluindo a China, anunciaram a instalação do sistema antimíssil norte-americano THAAD na Coreia do Sul. O lado chinês manifesta a sua extrema insatisfação e forte protesto a este respeito”.

O ministério acrescentou que o passo não vai ajudar a desnuclearizar a península ou trazer a paz à região, tendo apelado a Washington e Seul para cancelar a implantação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала