Política de Erdogan pode causar prejuízo de 9 bilhões de dólares ao turismo turco

© AP Photo / Emrah GurelUm cartaz com uma imagem do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apresentado em Istambul, Turquia
Um cartaz com uma imagem do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apresentado em Istambul, Turquia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A deterioração da imagem da Turquia no cenário internacional, causada pela política do presidente Recep Tayyip Erdogan, conduziu a um acentuado declínio no número de turistas.

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia - Sputnik Brasil
Welt: Erdogan é esperto, mas não consegue salvar o turismo na Turquia
A publicação do jornal alemão Die Welt escreve que durante este ano, de acordo com as previsões mais pessimistas, o país poderia perder mais de 7,6 milhões de turistas, levando as empresas turcas a ter um prejuízo de cerca de 9 bilhões de dólares.

"De acordo com a agência Moody, a Turquia é vulnerável por causa de sua dependência do capital estrangeiro. Até agora, as importações excedem as exportações de forma significativa", diz o artigo.

No último ano, as reservas cambiais do país diminuíram em 12 bilhões de dólares.

O setor do turismo representa 6% do PIB e é um dos elementos-chave da sua economia, bem como uma fonte de moeda estrangeira. Além disso, mais de 8% dos turcos trabalham na esfera do turismo.

Pilotos russos ao lado de um caça Su-24 na Síria - Sputnik Brasil
Kremlin: Turquia deve pedir desculpa por abate do Su-24
Em abril, o país otomano atingiu um total de 1,75 milhões de turistas (28% menos do que em abril do ano passado), dos quais 31.000 vieram da Rússia e que representa um decréscimo de 79% em comparação com a quantidade de turistas russos que visitaram o país no ano passado. Além disso, este ano, a Turquia recebeu menos turistas da Alemanha, França, EUA, Reino Unido e Grécia.

No entanto, o país ainda pode compensar a queda do turismo proveniente destes países com o aumento das visitas de cidadãos da Geórgia e da Ucrânia, visto que este ano a Turquia recebeu 28% mais turistas da Geórgia e 18% a mais da Ucrânia. 

Ainda assim, especialistas argumentam que os turistas ucranianos e georgianos não são tão prósperos para a economia turca como os visitantes da Alemanha e da Rússia. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала