EUA testam novo 'navio fantasma' não tripulado para caçar submarinos (VÍDEO)

© Foto / Twitter/@jpheiSubmarino indetectado
Submarino indetectado - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Sea Hunter, novo navio dos EUA não tripulado desenhado para detectar e vigiar submarinos inimigos, está sendo testado na costa da Califórnia. Com 40 metros de comprimento, o navio-fantasma pode realizar missões de monitoramento a milhares de quilômetros de distância e durante vários meses, segundo relata o canal FOX 5.

"[O Sea Hunter] tem a capacidade única de navegar para detectar outras embarcações que operem potencialmente em nossas águas", disse Jared Adams, porta-voz da Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa (DARPA, na sigla em Inglês).

De acordo com o Daily Mail, os testes com o Sea Hunter ao largo da costa da Califórnia durarão cerca de dois anos. A maior parte destas provas incidirá sobre a capacidade do navio de manobrar de forma independente e evitar colisões.

Durante a fase de testes, o navio será controlado por operadores humanos, mas uma vez provada a sua fiabilidade, navegará em regime autônomo.

Navio Fantasma - Sputnik Brasil
EUA lançam navio fantasma para vigiar submarinos russos e chineses
Além dos caçadores antissubmarino de superfície, nos últimos seis meses o Pentágono tem falado publicamente sobre um programa consistente de desenvolvimento de veículos submarinos não tripulados, os quais formariam parte de um esforço norte-americano para conter os avanços da China e a Rússia.

Peter Singer, especialista em robótica militar da fundação New America, destacou, citado pela RT, que "[os EUA] trabalham nesta tecnologia antissubmarina não só porque acham interessante", mas porque "estão cientes dos progressos da China e da Rússia neste setor".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала