Putin: Tropas russas podem voltar à Síria 'em questão de horas' se for preciso

© Sputnik / Alexei NikolskyPresidente russo Vladimir Putin
Presidente russo Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Rússia está retirando a maior parte de suas forças da Síria, mas pode voltar com força total em questão de horas caso seja necessário, garantiu o presidente russo Vladimir Putin nesta quinta-feira (17), durante uma cerimônia solene no Kremlin.

"É claro que, se surgir essa necessidade, a Rússia pode, em algumas horas, aumentar suas forças na Síria até o tamanho adequado para lidar com uma situação de escalada e usar toda a gama de meios à sua disposição", disse Putin, acrescentando que as bases russas na Síria permanecem bem protegidas pelos avançados sistemas de defesa aérea da Rússia que continuam instalados no país árabe.

Presidente da Rússia Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Putin revela custo aproximado da operação aérea da Rússia na Síria
"Respeitamos as leis internacionais fundamentais e acreditamos que ninguém tem o direito de violar o espaço aéreo soberano da Síria. Nós criamos um mecanismo eficaz para a prevenção de incidentes aéreos com os norte-americanos, mas todos os nossos parceiros foram advertidos de que usaríamos nossos sistemas de defesa aérea contra qualquer alvo que consideremos ser uma ameaça para as tropas russas", acrescentou.

"Nós não gostaríamos disso. A escalada militar não é a nossa escolha. Esperamos que as partes envolvidas mostrem bom senso e que tanto o governo como a oposição [da Síria] se atenham ao processo de paz", ressalvou o líder russo.

Resumindo os resultados dos cinco meses de campanha antiterrorista da Rússia na Síria, o presidente reiterou que Moscou deixou claro desde o início da operação que se trataria de uma campanha limitada com um prazo estabelecido.

"Nós criamos as condições para um processo de paz. Nós estabelecemos uma cooperação construtiva e positiva com os EUA e uma série de outros países, com forças de oposição respeitáveis na Síria que realmente querem acabar com a guerra e encontrar uma solução política para o conflito. Vocês, soldados russos, pavimentaram este caminho", disse Putin aos militares presentes que participaram da operação, e que foram condecorados na cerimônia de hoje.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала