McCain ameaça Pentágono de proibir o uso de motores de foguete russos nos EUA

© AP Photo / John RaouxVeículo de Teste Orbital X-37B, da Força Aérea americana, conectada ao foguete Atlas V, em Cabo Canaveral, na Flórida, EUA
Veículo de Teste Orbital X-37B, da Força Aérea americana, conectada ao foguete Atlas V, em Cabo Canaveral, na Flórida, EUA - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O senador republicano dos EUA John McCain remeteu ao chefe do Pentágono Ashton Carter uma carta ameaçando conseguir a proibição do uso de motores russos para o lançamento de foguetes espaciais norte-americanos Atlas-5, informou a agência Reuters.

Senador norte-americano John McCain - Sputnik Brasil
McCain: Força Aérea dos EUA é dependente de motores de foguete russos
O senador acusa a empresa United Launch Alliance (ULA) de tentar manipular o Congresso dos EUA para obter autorização para a compra de novos lotes de motores russos para foguetes RD-180, usados pelo Atlas-5.

McCain destaca que a tática usada pela ULA é "inaceitável e visa a minar o processo orçamentário no Congresso".

O senador deixou bem claro para Carter que o comitê do Senado para forças armadas poder aprovar uma proibição completa do uso de motores espaciais russos no país.

Pentagono, Estados Unidos (EUA) - Sputnik Brasil
Mídia: Pentágono pede US$ 5 bilhões para combater "satélites assassinos" russos
A proibição do uso de motores para foguetes de fabricação russa foi aprovada pelas autoridades norte-americanas em 2014. O orçamento federal dos EUA permitiu, no entanto, que a ULA, empresa criada pela Boeing e Lockheed Martin, comprasse da empresa russa Energomach cinco motores RD-180 em 2015, e outros quatro em 2016.

A ULA se recusou em participar de uma licitação do Pentágono para o lançamento do satélite de navegação do sistema GPS, por considerar que os limites impostos pelo país à compra de motores russos impossibilitavam a empresa de cumprir todas as suas obrigações perante seus clientes comerciais.

Em razão disso, o Congresso dos EUA aprovou uma emenda permitindo à ULA comprar outros cinco motores russos RD-180 em 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала