Mídia: Obama envia carta secreta sobre programa nuclear ao governo do Irã

© AP Photo / Charles DharapakBarack Obama, presidente dos EUA
Barack Obama, presidente dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Um deputado do parlamento iraniano, Mehrdad Bazrbash, contou sobre uma “carta secreta” para as autoridades do Irã, enviada pelo presidente americano, Barack Obama, relata o jornal local Hamshahri.

Supostamente, ela foi entregue pelo primeiro-ministro do Iraque, Haidar al-Abadi, que recentemente fez uma visita oficial a Teerã. Um dos temas centrais da carta é o programa nuclear iraniano, nota a edição.

АЭС - Sputnik Brasil
Irã antecipa acordo nuclear com lei sobre levantamento das sanções
“Acho que não se trata de uma mensagem secreta, enviada diretamente às autoridades iranianas. Afinal, se os americanos quisessem entregar algo importante, o secretário de Estado John Kerry teria feito isso numa das últimas reuniões frequentes com o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif”, comentou a informação o especialista permanente da Sputnik Persian, Emad Abshenass.

O “sexteto” e o Irã estão trabalhando no acordo final sobre o seu programa nuclear. Ao abrigo de acordos anteriores, o documento final deve estar pronto até 30 de junho.

Mais cedo o presidente do Conselho de Segurança Nacional e da Comissão da Política Externa do parlamento iraniano, Alaeddin Boroujerdi, declarou que “se os Estados Unidos não abandonarem as exigências excessivas, o acordo pode não ocorrer”. Na opinião de Abshenass, os EUA, enviando cartas "secretas", procuram mediadores para um diálogo decisivo com o Irã.

Depois da publicação do artigo no Hamshahri, um alto representante da Casa Branca disse que as informações sobre cartas de Obama para o governo iraniano “são incorretas”.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала