Varoufakis se lança contra uma Europa que quer humilhar a Grécia

© REUTERS / Alkis KonstantinidisMinistro de Finanças da Grécia, Yannis Varoufakis
Ministro de Finanças da Grécia, Yannis Varoufakis - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Se a Europa quer interromper os empréstimos para a Grécia a partir de 1 de Julho para humilhá-la, precisamos desta Europa?, Perguntou o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis.

"Se a Europa permite este terrível rumo dos acontecimentos, apenas para humilhar o nosso governo, os europeus terão que perguntar-se (…) Precisamos desta Europa?", disse o ministro, citado pelo jornal alemão Bild.

Bandeira da Grécia ao lado da deusa Atena - Sputnik Brasil
Grécia anuncia referendo sobre termos do programa de resgate financeiro para 5 de julho
Varoufakis disse que a Grécia apresentou a sua proposta aos credores e agora é o momento para a União Europeia "mostrar sua boa vontade".

A Grécia, disse ele, está disposta a apoiar novas propostas, se elas forem "consideravelmente melhores" do que as anteriores.

Previamente, os ministros das Finanças da zona euro, reunidos em Bruxelas, rejeitaram o alargamento do resgate da Grécia, que expira neste dia 30 de Junho.

No sábado (27) o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou um referendo sobre se aceita ou não as propostas de credores e que será realizado em 5 de julho.

A Grécia está atualmente negociando com seus credores para reestruturar uma dívida de mais de 240 bilhões de euros, montante que o país necessitou para evitar o calote técnico em 2010 e 2012.

Bandeira da Grécia - Sputnik Brasil
Ultimato para Grécia: façam reformas ou saiam da UE
Se antes de 30 de Junho, as partes não conseguirem conciliar suas posições e chegar a um acordo, a Grécia poderia suspender os pagamentos por não poder fazer frente a um desembolso de 1 bilhão e 600 milhões de euros para o FMI.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала