Comissão parlamentar australiana aprova uso de drones militares

© AFP 2022 / MASSOUD HOSSAINIPredator, veículo aéreo não tripulado utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos
Predator, veículo aéreo não tripulado utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma comissão da câmara alta do parlamento da Austrália deu sinal verde nesta quinta-feira para que as Forças de Defesa Australianas possam adquirir e operar veículos aéreos de combate não tripulados, os chamados drones.

Um F/A-18E Super Hornet da Marinha dos EUA em 16 de outubro de 2014 - Sputnik Brasil
EUA fecham venda bilionária de caças F-18 para a Austrália
Segundo a nota divulgada pela Comissão de Assuntos Internacionais, Defesa e Legislação Comercial do Senado, para que a medida seja levada adiante, a utilização dos novos armamentos deverá estar de acordo com as leis internacionais sobre a questão e ser objeto de constante discussão entre os departamentos governamentais competentes. 

Quanto à questão da compra, esta deverá ser tratada em um relatório especial sobre as forças armadas do país, que será publicado em breve. Esse documento apontará as necessidades futuras da Defesa nacional e abordará os planos de financiamento para o setor. 

De acordo com a Australian Associated Press, as Forças de Defesa Australianas utilizaram diversos drones de vigilância em operações conduzidas no Iraque e no Afeganistão. No entanto, a ideia de utilizar veículos aéreos não tripulados com poder de fogo tem enfrentado muita resistência no país, devido ao uso extensivo desse tipo de equipamento pelos Estados Unidos, que tem gerado muitas polêmicas mundo afora. 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала