Paris oficializa candidatura e Budapeste está perto de concorrer à Olimpíada de 2024

© REUTERS / Christian HartmannLançamento da candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024.
Lançamento da candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Enquanto Paris anunciava oficialmente sua candidatura à sede da Olimpíada e da Paraolimpíada de 2024, Budapeste dava mais um passo nesta terça-feira (23), o Dia Olímpico, para se juntar ao grupo de pretendentes. O conselho da capital da Hungria aprovou por ampla maioria o projeto da cidade para receber a competição.

Carlos Arthur Nuzman, presidente da Rio-2016. - Sputnik Brasil
Brasil investe em cibersegurança para Rio 2016
Vinte e cinco parlamentares votaram a favor da pretensão de Budapeste, apenas um foi contrário e um se absteve. No dia 10 de junho, a proposta recebeu o aval positivo do Comitê Olímpico Húngaro.

O prefeito da cidade, Istvan Tarlós, admitiu que inicialmente estava cético em relação à ideia, mas que foi convencido após o Comitê Olímpico Internacional aprovar o programa de reformas “Agenda Olímpica 2020”. A iniciativa prevê a reutilização de instalações esportivas em Olimpíadas e gastos menores no evento. Agora, ele defende que a competição vai acelerar o desenvolvimento local.

Em Paris, numa cerimônia repleta de astros franceses do esporte, como Nicolas Batum, do basquete, e a tenista Marion Bartoli, o presidente da comissão da candidatura da cidade e presidente da Federação Internacional de Rúgbi, Bernard Lapasset, e a prefeita da cidade Anne Hidalgo anunciaram a candidatura oficial à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024. O presidente da França, François Hollande, também manifestou apoio à iniciativa por comunicado.

“Trata-se de um momento único para que toda geração se una e mostre ao mundo o melhor da França. O Estado fará de tudo para acompanhar o movimento esportivo e apoiar esta candidatura para ser exemplar no nível ambiental, econômico e nacional”, afirmou Hollande.

Os Jogos Olímpicos de 2024 já têm outras três candidatas oficiais, além de Paris, a se tornar sede do evento: Boston, Roma e Hamburgo. O Comitê Olímpico Internacional (COI) fixou o dia 15 de setembro como prazo final para a entrega das candidaturas. A eleição deverá acontecer em 2017. Depois da Rio-2016, Tóquio será a sede das Olimpíadas, em 2020.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала