Quarteto da Normandia discutirá na terça-feira cessar-fogo na Ucrânia

Nos siga noTelegram
Os ministros das Relações Exteriores do Quarteto da Normandia (Rússia, França, Alemanha e Ucrânia) se reunirão na terça-feira em Paris para discutir o estabelecimento do diálogo entre Kiev e autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.

O secretário da imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, disse aos jornalistas que Moscou está pronta a usar qualquer formato, incluindo o “da Normandia”, para resolução do conflito na Ucrânia e obtenção de alguns resultados.

Paralelamente, o grupo de contato trilateral realizará uma reunião em Minsk sobre o fim dos confrontos no leste da Ucrânia. Segundo Daria Olifer, secretária do ex-presidente ucraniano Leonid Kuchma, antes da reunião os três subgrupos se encontrarão para discutir questões humanitárias, políticas e económicas.

Morador de casa atingida por bombardeio em Donetsk - Sputnik Brasil
Putin pede o fim dos bombardeios em Donbass
Na véspera das negociações, o presidente russo Vladimir Putin, o líder francês François Hollande e a chanceler alemã, Angela Merkel realizaram uma conversa telefônica. Como relata o serviço da imprensa do Kremlin, Putin durante a conversa pediu o fim dos bombardeios no leste da Ucrânia. Merkel, citada pelo diário Die Welt, apontou o preocupante número de violações da trégua e concordou com Hollande em exercer pressão sobre os dois lados do conflito em face do "progresso insuficiente".

Em fevereiro do ano passado, os líderes da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo que estabeleceu um conjunto de medidas para solucionar o conflito ucraniano. Ainda assim, são registradas com frequência violações de pontos essenciais do documento como o cessar-fogo e a retirada de artilharia pesada da linha de frente em Donbass.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала