Rússia fornecerá sistemas S-300 modernizados ao Irã

© Sputnik / Aleksei Danichev / Abrir o banco de imagensUm destacamento de S-300 em São Petersburgo
Um destacamento de S-300 em São Petersburgo - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O fornecimento de sistemas de defesa aérea S-300 ao Irã será realizado a partir de estoques já existentes no Ministério da Defesa da Rússia, já que a sua produção no país encontra-se interrompida há anos, informou à Sputnik nesta segunda-feira um alto representante do setor russo de indústria militar.

O interlocutor explicou que atualmente a Rússia produz apenas sistemas S-400, mas que este equipamento não será oferecido para exportação enquanto a demanda interna pelo mesmo não for totalmente suprida.

"Mas, certamente, os sistemas S-300 serão modernizados segundo exigências dos compradores" – disse.

Sistema S-300 de defesa aérea - Sputnik Brasil
Analista: fornecimento de S-300 ao Irã pode ser o novo trunfo da Rússia
O presidente da Rússia Vladimir Putin assinou em abril deste ano um decreto levantando a proibição referente ao fornecimento desses sistemas ao Irã. Em junho o assessor presidencial para assuntos de cooperação técnico-militar, Vladimir Kozhin, revelou que Moscou e Teerã estava preparando um novo contrato para S-300. Ele destacou ainda que o sistema foi modificado, recebendo melhorias nas características tático-técnicas.

Rússia e Irã firmara em 2007 um contrato para fornecimento de S-300 num valor total de cerca de 900 milhões de dólares. O acordo, no entanto, foi congelado após a imposição de sanções contra o Irã pelo Conselho de Segurança da ONU. Em resposta, o lado iraniano colocou uma demanda de 4 bilhões de dólares na Corte Internacional de Arbitragem.

Sistema de mísseis S-300 - Sputnik Brasil
Irã e Rússia discutem retirada de demanda judicial iraniana contra Moscou
Em meados de junho, uma fonte na esfera da cooperação técnico-militar disse à Sputnik que Moscou e Teerã estavam negociando a retirada da ação judicial iraniana. Segundo ele, as partes russa e iraniana discutiam os detalhes da retomada do cumprimento do contrato. Ao mesmo tempo, as autoridades russas insistiam na retirada da demanda e na assinatura de um novo contrato.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала